domingo, 26 de abril de 2009

ETAPA 4 - Apresentação de Dados

Através de que formas podemos apresentar os dados de um estudo estatístico?

Na apresentação de dados o que se usa são os gráficos, porque são mais fáceis de interpretar do que as tabelas. Há vários tipos de gráficos: de barras, circulares e pictogramas.

Como se constrói um gráfico de barras?

Na vertical (por exemplo):

No eixo horizontal , marcam-se os valores/características referente à variável do estudo.

No eixo vertical marcam-se as frequências absolutas (ou efectivos) por ordem crescente.

As barras têm de ter todas a mesma largura e altura igual à frequência absoluta.

Um gráfico de barras também pode ser construído com as barras na horizontal.

Como se constrói um gráfico circular?

1- Para construir um gráfico circular tens de determinar a amplitude dos ângulos correspondentes a cada sector.

Para isso começa por calcular as frequências relativas em percentagem (%) e organizar os resultados numa tabela.

Como se determina a amplitude dos ângulos:

Considerando que um círculo representa o total dos dados (100%) e que a um círculo corresponde um ângulo de 360º, podes calcular a amplitude do ângulo correspondente ao sector, frequentemente utilizando uma regra de três simples. Ou seja, a amplitude do ângulo correspondeste cada sector também pode ser calculado multiplicando a frequência relativa por 360º.

2- Desenhar um círculo e, com um transferidor, marca os ângulos correspondentes a cada sector. Para construir um gráfico circular precisas de um compasso, de um transferidor e de uma régua.

3- Para concluir, pinta cada sector com uma cor diferente e assinalar as percentagens correspondentes. Deves ainda legendar e dar um título ao gráfico.

A legenda pode ser dispensada desde que indiques junto a cada sector o que é que ele representa.

O que é um pictograma?

O pictograma é um gráfico, muito parecido com o de barras, mas é representado por um desenho escolhido pelo construtor do gráfico que se valer quaisquer unidades, para se representar uma unidade deve-se parti-lo no número de unidades a que todo o desenho representa.

Constrói o gráfico de barras, o gráfico circular e um pictograma referentes à apresentação dos dados do estudo estatístico que escolheste na etapa 3.

O nosso estudo queria saber a cor preferida dos alunos da nossa turma. Os resultados foram os seguintes:

Gráfico circular

Gráfico de barras horizontal

Pictograma

Muitas vezes a estatística pode ser enganadora! Mesmo sendo correctos, os dados estatísticos podem ser usados de forma sensacionalista ou confusa, mesmo intencionalmente, originando interpretações erradas. Dá um exemplo do abuso que se pode fazer do uso estatístico.

Numa loja de roupa o dono queria saber a evolução do número de clientes que frequentaram a loja. Pediu ao empregado para fazer um gráfico. O empregado fez todos os cálculos e construiu o seguinte gráfico:

Mas o gráfico traduzia pouca evolução de clientes. O empregado notou que se mudasse a escala do eixo vertical, poderia inverter esta situação. Então construiu outro que já se notava bem a evolução e ele optou pelo que parecia ter mais evolução para os clientes pensassem que a loja vendia muito:

3 comentários:

  1. Olá Moda dos Medianos!
    Os gráficos que apresentam os dados recolhidos no estudo que efectuaram da cor favorita dos alunos da turma estão ÓPTIMOS! Muito bem construídos, optaram, por exemplo, por um gráfico de barras na horizontal, que não é tão habitual e, curiosamente, escolheram uma cor para cada barra ao invés de colocarem o nome da respectiva cor! Muito original! :) O mesmo para o gráfico circular e o pictograma - muito bem construídos!! Bom trabalho!
    Agora atenção:
    1º) A descrição que fizeram para o gráfico de barras está correcta PARA um gráfico de barras na vertical, ok? Assim devem especificar que a explicação que vão dar é para o tipo de gráfico de barras NA VERTICAL.
    Assim:
    2º) "No eixo horizontal, marcam-se os valores/características referente à variável do estudo.", certo?

    Continuação de bom trabalho!
    Catarina

    ResponderEliminar
  2. O exemplo que escolheram para reflectir abusos que habitualmente se fazem do uso da estatística parece-me bem. No entanto TÊM QUE EXPLICAR a situação que está a decorrer nos gráficos, senão não sabemos o que está a acontecer, ok?

    Catarina

    ResponderEliminar
  3. :)
    Agora com a explicação a acompanhar os gráficos percebe-se o que está a acontecer...!
    Muito bem.
    Continuação de bom trabalho
    Catarina

    ResponderEliminar